top of page

DE 26 DE JUNHO A 07 DE JULHO

Post_01[1].png
logoo.png
nelson_mulheres_rosas_edited.png

 NO 2º FESTIVAL NELSON RODRIGUES VOCÊ VAI ENCONTRAR:

ESPETÁCULOS

EM BREVE
ofclau-11.JPG

OFICINAS

EM BREVE
CRICA-2.JPG

PALESTRAS E CINEDEBATE

EM BRVE

Escrituras do Desejo: Vozes e Protagonismo Feminino em Nelson Rodrigues.

ou "O que sobra do homem é muito pouco".
Nelson Rodrigues é conhecido por ser um autor polêmico — em sua época e ainda hoje. Acusado de 'contumaz pornógrafo' a 'aviltante', sua obra sofre todas as injúrias e todas as glórias por ser fundadora do teatro contemporâneo no Brasil. Para além da estrutura e das temáticas, Nelson destaca-se também pelo protagonismo que dá às personagens femininas. De suas 17 peças, 11 têm mulheres como foco central, sendo ele um dos primeiros dramaturgos a escrever uma peça encenada exclusivamente por personagens femininas.

As vozes femininas desempenham, particularmente no que tange à sexualidade e aos papéis de gênero, uma ação central em sua obra. São mulheres que sofrem as mais diversas violências; os dramas abordam suas angústias, desejos e dilemas sob uma perspectiva de dimensão simbólica nunca vista até então, da delirante Alaíde de 'Vestido de Noiva' às pulsantes Moema e Dona Eduarda de 'Senhora dos Afogados'; as mulheres rodriguianas são complexas e transgressoras.

A obra de Nelson Rodrigues faz emergir as dinâmicas de poder entre gêneros, expondo as hipocrisias de uma sociedade patriarcal e evidenciando as opressões e as estratégias de resistência do feminino.

É neste universo que a segunda edição do Festival Nelson Rodrigues se ancora, entendendo que aprofundar os debates sob este prisma permite explorarmos muitas camadas de interpretação sobre liberdade, poder e identidade femininos, aspectos que continuam a ressoar profundamente. Confira a programação do festival e prepare-se para ver além do buraco da fechadura...

vph-67.JPG
Fundo cinza.png
Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 18.26.01_1febafc2.jpg

Quem está por trás da incrível jornada deste Festival?

Claudia Benedetti – a Claudinha –, uma verdadeira aficionada pela obra de Nelson Rodrigues, que traz todo o seu entusiasmo e expertise para a idealização do Festival Nelson Rodrigues desde a sua primeira edição. Atriz, diretora, antropóloga e pesquisadora, Claudia não é apenas uma rodriguiana de carteirinha; ela vive e respira o teatro brasileiro!

No cenário teatral, Claudia já participou de diversas iniciativas culturais como produtora, atriz e diretora, além de mesas redondas importantes, como "Conversa Rodriguiana" e "Elas não gostam de apanhar" com a Cia. de Repertório Rodriguiana. É membro do CETE - Centro de Estudos em Teatro Essencial - sob a mentoria de Denise Stoklos, aprofundando-se ainda mais nos estudos de teatro, integrando teoria e prática em suas performances e direções.

Coordena o Grupo de Estudos É Batata! e defendeu sua tese de doutorado que trouxe à luz mais de 3000 crônicas inéditas do autor, destacando-se como uma exploradora incansável do universo rodriguiano. E se você acha que parou por aí, segura a emoção: ela está nos finalmentes de um livro todo dedicado a Nelson Rodrigues, prometendo mais uma imersão profunda na obra deste ícone do teatro.

Na produção do Festival Nelson Rodrigues, não só reverbera seu conhecimento acadêmico, mas também sua paixão vibrante pelo teatro, tornando este evento um ponto de encontro essencial para todos que desejam explorar, debater e celebrar a tapeçaria bordada pelo maior de todos, o Nelsão! Além disso, como uma veterana das artes cênicas, ela ainda encontra tempo para ministrar oficinas, dirigir espetáculos e tocar, junto com seu amigo Rafa Corrêa, o Divino Ato Território Cultural.

Prepare-se para o festival que promete sacudir as estruturas! Confira na página do Festival o incrível time de produção que constrói a muitas mãos este sonho!

RÉGUA_4x.png
bottom of page